quinta-feira, 14 de junho de 2012

Família (Leitura e Interpretação de texto)

Família
Vou contar para vocês
Como é minha família
Como é a nossa casa
Add caption
E o nosso dia-a-dia

Moro com meus pais
E também com meu irmão
De vez em quando a gente briga,
Mas é apenas discussão.
Minha mãe sabe o que é isso
Ela também tem irmão
Ele é o meu tio Paulo
O meu tio do coração.

Quando chega o domingo
A idéia é uma só
Reunir toda a família
Lá na casa da vovó.

Todo mundo ouvindo histórias
Ao redor do vovô Dito
Primo, prima, tios e tias
Cachorro, gato e periquito.

Autor: Salatiel Silva

1. Após a leitura do texto, responda as questões.

a) Qual é o título do texto?
________________________________________

b) Quem é o autor do texto?
__________________________________________

c) Os personagens do texto moram com?
 (    ) Os avós.
 (    ) Os amigos
 (    ) Os tios
 (    ) Os pais e o irmão

d) O texto diz:
“De vez em quando a gente briga
Mas é apenas discussão”
Assinale o significado da palavra “discussão”.
 (  ) As brigas são sérias e não nos falamos mais.
(    ) A gente briga, mas logo faz as pazes.

e) De acordo com o texto , o que significa “ meu tio do coração”?
(    ) uma pessoa bonita.
(    ) o tio que eu mais gosto.
(    ) o irmão da minha mãe.
(    ) meu tio é bonzinho.


f) Onde a família gosta de ir aos domingos?
(    ) no parque.
(    ) na igreja.
(    ) na casa da vovó.
(    ) na escola.

g) Como se chama o irmão da mãe da criança do texto?
___________________________________________

h)  Na casa da vovó todo mundo gosta de ouvir as histórias que o vovó conta, como se chama o vovô?
___________________________________________

i)  Que animais também se reúnem para ouvir as histórias do vovó Dito?
___________________________________________

2. Retire do texto as rimas para as palavras abaixo:
Família: ____________________________________
Irmão: _____________________________________
Coração: ___________________________________
Dito: ______________________________________

3. Coloque as palavras abaixo em ordem alfabética.
FAMÍLIA – IRMÃO – PAIS – IGREJA – VOVÓ – DISCUSSÃO - PERIQUITO
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




15 comentários: